segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Edimburgh.

Chegamos em Edimburgh e eu cansei de ouvir meu irmão falar: "Nem parece que eu tô na Europa". Claro, ele só tinha visto aeroporto, português... e minha amiga española rir horrores dele quando ele pediu se ela queria um "follado" de chocolate. Vale lembrar que na España folhado de chocolate chama caña de chocolate e follado é outra coisa bemmmmm distinta de algo que parece um pastel. HAHAHA. Sem maiores traduções.
Fui no caixa automático e peguei alguns pounds... (Lembre-se que em UK tudo que vc retirar em caixas normais é pound, não euro e vc paga uma quantidade considerável pelo câmbio "automático". Se quiser euro para trocar em casa de câmbio, vá àqueles que tem uma plaquinha e uma estrelinha e se chama EURO star) o suficiente para o café da manhã, que já não íamos mais pegar no hostel, e para pagar o transfer até o centro que sai 8 pounds cada um. Ida e volta se não me engano foram 12. (Se vc for voltar pelo mesmo aeroporto, 4 pounds sai uma boa diferença se vc souber como NÃO perder o ticket)
Na real eu não queria ir para a Escócia, mas meu irmão encheu tanto o saco que queria conhecer que eu topei. E vamos, foi a melhor coisa que eu poderia ter feito.
Desci do bus, e meu queixo caiu. Edimburgh é indescritivelmente maravilhosa.
A nossa parada era a última, na ponte que divide a Old Town e a New Town, ou seja, a parte velha e a nova de Edimburgh. Quando cheguei dei um olé ao universo que nosso hostel ficava na primeira citada.
Olhei para o meu irmão e perguntei: "Agora me diz, tu te sente na Europa?"
Atravessamos a ponte e caminhamos pro lado errado, óbvio. Sem mapa (não há mapas no aeroporto de Edimburgh)... Depois de subir e descer morro encontramos o hostel a uma quadra de onde havíamos parado com o bus.
Nosso hostel era o ST. CHRISTOPHER´S INN... uma cadeia de hostels que é geralmente boa, já fiquei em Amsterdam neste tbm e foi mara! Foram 22 pounds a diária aí com café da manhã incluso. O hostel estava trocando todas as camas e estava tudo uma zona, uma sujeira, e o elevador não estava funcionando por causa da mudança (óbvio que nosso quarto ficava no quarto andar)... mas no geral é bom... os banheiros são comunitários para o andar inteiro (o normal), mas são mistos (o que me incomoda relativamente). Nosso quarto tinha onze camas em dormitório misto.
Comemos um sanduíche qualquer coisa de 1.50 pounds e saímos fazer turismo.
O tempo em Edimburgh não estava nada que eu não pudesse imaginar lá. Garoa, chuva, neblina e cinza. Muito cinza. Mas tudo bem, o clima era total Escócia, e eu realmente não me importei.
Fomos na Oficina de Turismo em busca de informações de tickets diários de bus ou qualquer outro meio de transporte, mas a moça da oficina nos informou que tudo podia ser feito tranquilamente a pé, e, claro, na chuva. Aproveitamos para ver dos day-trips que o Maurício queria porque queria fazer às Hightlands. Compramos um pacote para o dia seguinte o dia todo até Inverness, passando por montes de outras cidadezinhas... até lá... na casa do c...! Tudo bem de novo, queria contentar a criança que, pelo jeito, sabia muito mais do que eu sobre a Escócia. Eu admito, não imaginava nem metade do que iria ver.
A vista do Deck da Oficina de turismo é realmente incrível.. tirei uns bons pares de fotos daí, uma delas que está neste post, com a Old Town ao fundo. Ao lado, um autêntico escocês com seu traje completo e sua Gaita de Fole que se deixava ouvir metros dali. :) Lindo de morrer. Comecei a realmente pensar diferente sobre um homem vestido com Kilt. (É lindo e sexy de morrerrrrr! Pra quem dizia que não ia pra Escócia pq ia fazer o que lá? Ver homem de saia? Foi uma ótima e rápida evolução.)
Subimos a Royal Mile em direção ao Castelo de Edimburgh. Passamos pela Nacional Gallery of Scotland e pela Universidade da Escócia.. um quase castelo tão lindo que deu até vontade de estudar.
No caminho, pouco antes do castelo, paramos no Scoth Whisky Heritage Center, ou, o Museu do Whisky. Particularmente, essa parte da Escócia era uma das que eu estava muitíssimo interessada. A entrada no museu custa 17 pounds pelo Silver Tour e 24 pounds pelo Golden Tour (O Silver dá direito a uma dose de whisky à sua escolha e o Golden à quatro). Como o objetivo não era beber de manhã cedo depois de uma noite sem sono, optamos pelo Silver. O museu realmente me surpreendeu: você entra em um barril de whisky que é um carrinho que sai andando e acompanhando um mocinho de bigode que parece o Einstein explicando em 3D como o processo é feito. No final, você tem quatro aromas de whisky de diferentes regiões da Escócia, do mais adocicado ao amadeirado e pode escolher qual dos aromas provará: ebaaa whisky!
No final do Museu, você entra em uma sala gigante com todas as espécies de whisky possíveis e imagináveis, plus o desejo de te esquecerem ali dentro só por uma noite. E pasmem: a nobre coleção pertence a um brasileiro. Depois de quase ter um infarto vendo tudo aquilo ali longe do alcance das minhas mãos... tem uma lojinha de souvenirs daqueles que a Ryanair não permite levar mais de um litro em bagagem de mão, além de uma coleção de whiskys raríssimos. Todas as marcas que você possa imaginar de whisky escocês e o mais caro que eu já vi na minha vida: a bagatela de 7.680 pounds por 750 ml em uma garrafa divina.
Passado o sonho de consumir tudo aquilo, fomos direto ao Castelo de Edimburgh, que é praticamente uma pequena cidade movimentada com muitos museus. A construção foi iniciada a 1300 anos, e é situado no topo de uma rocha vulcânica, podendo ser visto de quase todos os pontos da cidade. Se você estiver por aí, tente entrar antes das 13:00 para pegar o tiro do canhão que é disparado todos os dias desde muitooos anos atrás. Entre em todos os museus porque são fascinantes: desde artilharia de guerra, pinturas de batalhas até a sala onde vivia a família real e os bonecos em cera perfeitos vestidos com roupas reais e as prisões de guerra que ficam no subterrâneo, com direito a som de roncos e tudo!
Saindo do castelo, desça pela Royal Mile e aproveite para comprar todos os souvenirs que vc desejar: esta rua é feita só de lojas para turista com toda espécie de quinquilharias que você imaginar lembrando a Escócia. Se o seu negócio for investir em um traje completo de Kilt também está valendo procurar por aqui, apesar dos preços salgados dos originais (até 900 pounds pelo traje completo). Se este não for seu objetivo aproveite para ver as vitrines com roupas típicas e as propagandas de lojas que os vendem. (É realmente muito estranho não ver homens em propagandas com calça jeans, e as mais variadas cores de xadrez).
Segundo meu irmão (como eu disse no início, ele sabia muito mais que eu sobre a Escócia), cada cor de tartan (tecido original, xadrez), provém de um clã e as cores não são ao acaso. Se o seu clã usa xadrez verde, só lamento, mas vc terá que se conformar em não comprar o vermelho só porque é mais bonito.
Ah! Em todo lugar nestas lojinhas você vai ouvir um cd tocando (sim, é sempre o mesmo) de uma banda escocesa que se chama Red Hot Chilli Pipers. E se você curtir, compre, porque eles são realmente muito bons: músicas conhecidas e do próprio grupo somadas a números de dança escocesa, muitas gaitas de foles e uma percursão fantástica. Quer mix melhor???
Nesta mesma rua, passamos pela St. Giles Cathedral: se não é a mais bonita que já visitei até hoje, é umas das. Sua construção data de 1120 e o estilo é gótico, mas nada parecida com qualquer outra construção que eu tenha visto. É realmente fascinante. Se vc tiver a sorte, como eu tenho em TODAS as igrejas que vou, pode até ver algum casamento. Nesta igreja, o casal era chinês, em trajes típicos escoceses. Talvez eu não queira casar, mas se eu for casar, talvez eu pense realmente em um sério escocês usando Kilt. Já falei neh.... que é lindo de morrer.
(continua... e eu estou cansada por hoje....)














Nenhum comentário:

Postar um comentário